#05 - Plano de negócios: Pilar muito importante para seu Empreendimento!



Olá amigo(a), agora que você já sabe a forma de conseguir mais capital para seu negócio e já comprou um kit na LymBrasil para revender, o que você vai fazer agora?

Um dos pontos mais importantes em qualquer negócio é o Plano de negócios!
É esse planejamento que vai te ajudar a enxergar o que você tem e onde vai chegar.

Tomarei como base o documento oficial do SEBRAE para fazer o plano de negócios. Mostrarei apenas o essencial a ser usado por nós.

O que é e para que Serve

"Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado."

O que um plano de negócios precisa?

Sua missão de negócio

"A missão da empresa é o papel que ela desempenha em sua área de atuação. É a razão de sua existência hoje e representa o seu ponto de partida, pois identifica e dá rumo ao negócio."
Aqui você deve responder uma simples pergunta: onde quer chegar e como vai chegar lá.

Forma jurídica

A forma jurídica determina a maneira pela qual ela será tratada pela lei, assim como o seu relacionamento jurídico com terceiros. As formas jurídicas mais comuns para as micro e pequenas empresas são:

• Microempreendedor Individual – MEI: pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Sua inscrição é feita gratuitamente pela internet (www. portaldoempreendedor.gov.br). 

• Empresário Individual: pessoa física que exerce atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. Responde com o seu patrimônio pessoal pelas obrigações contraídas pela empresa. 

Fonte de recursos

Aqui você irá determinar de que maneira serão obtidos os recursos para a implantação da empresa. Para o início das atividades, você pode contar com recursos próprios, de terceiros ou com ambos. Recursos próprios envolvem a aplicação por parte do(s) proprietário(s) de todo o capital necessário para a abertura da empresa, já a utilização de recursos de terceiros compreende a busca de investidores ou de empréstimos junto a instituições financeiras.

Análise de mercado

Estudo dos clientes: Os clientes não compram apenas produtos, mas soluções para algo que precisam ou desejam. Você pode identificar essas soluções se conhecê-los melhor. Para isso, responda às perguntas e siga os passos a seguir:

• Qual a faixa etária? 
• Na maioria são homens ou mulheres? 
• Têm família grande ou pequena? 
• Qual é o seu trabalho? 
• Quanto ganham? 
• Qual é a sua escolaridade? 
• Onde moram?
• Que quantidade e com qual freqüência compram esse tipo de produto ou serviço? 
• Onde costumam comprar? 
• Que preço pagam atualmente por esse produto ou serviço similar?

• O preço? 
• A qualidade dos produtos e/ou serviços? 
• A marca? 
• O prazo de entrega? 
• O prazo de pagamento? 
• O atendimento da empresa?

• Qual o tamanho do mercado em que você irá atuar? 
• É apenas sua rua? 
• O seu bairro? 
• Sua cidade?
• Todo o Estado? 
• O País todo ou outros países? 
• Seus clientes encontrarão sua empresa com facilidade?

Resumindo: Essa é uma das partes mais 'demoradas' do plano, pois aqui você descobrirá muita coisa sobre seu próprio negócio. tire um tempo para responder a esse questionário, valerá muito a pena.

Esse é o essencial para um plano de negócios, também mostrarei como fazer um plano de Marketing mais a frente.

Até a próxima postagem. Abraços.

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